sábado, 3 de novembro de 2007

"É Tarantino..." Pois é!

Para contexto leiam primeiro o post da Joana - "É Tarantino..."

Bom, pelo que já ouvi/li em entrevistas ao próprio realizador, o filme é assim mesmo... Um vazio de argumento, suportado em personagens fracas com um elevado teor de exploração sexual e erros de filmagem e de sonoplastia. A ideia original era apresentar dois filmes numa sequência "Grindhouse" (sei lá o que isto quer dizer), mas a fraca recepção nos Estados Unidos fez com que a distribuição fosse em separado - estou a falar do "Death Proof" do Tarentino e do "Planet Terror" do Robert Rodriguez.

Dito isto, confesso que gostei do filme. Não se preocupem que as razões pelas quais gostei não se prendem somente ao facto de ser um filme do Tarantino.

Tal como a Cristina, gostei bastante do facto de ser um filme com uma ambiência dos anos 70 (roupas, carros, etc.) polvilhada com elementos modernos (telemóveis e iPods, por exemplo). Achei deliciosas as referências ao "Kill Bill". Não me refiro apenas ao toque do telemóvel que a Joana menciona, mas à utilização de dois personagens do filme: o Xerife e o seu filho primogénito e assistente de Xerife (coincidentemente protagonizados por pai e filho, nomeadamente, os actores Michael e James Parks). Confesso que este pequeno pormenor, para mim, fez o filme.

Achei engraçado o "estudo" proposto pela Joana no final do post, por isso aqui vai uma sugestão: Comparar com o filme "Planet Terror" do Robert Rodriguez, que faz parte do duo "Grindhouse".

Eu diria que o Robert Rodriguez encaixa que nem uma luva na definição de "realizador de quem é "aceitável" não gostar...". Começou por ter um enorme sucesso com o filme de culto "El Mariachi". Realizou infindáveis (e igualmente nauseantes) sequelas de "Spy Kids". Realizou também o "Sin City" e o mais recente "300".

Creio que neste caso o nível de audiência nem sequer chegou lá perto. Claro que não sei o volume de bilheteira de cada um dos filmes, mas a verdade é que ainda se ouve falar do filme do Tarantino, mas nada se fala do filme do Robert Rodriguez (ou será que não procurei nos locais certos ?)

5 comentários:

J disse...

epá nao tinha visto este!

não comentas mas fazes posts no seguimento dos meus e referindo o meu blog... bela publicidade

estás perdoado :)

Z disse...

'Tás a ver?
BTW, dou consultoria sobre como colocar links nas páginas...

E vou passar a assinar "Z" para não dizeres que te estou a plagiar...

-Z

J disse...

tenho lá para casa umas cábulas com linguagem html e tenho las as linkagens, só nao tive ainda pachorra para ir ver :p os meus dias de jornalista online já terminaram há uns tempinhos

acho muito bem que mudes a assinatura, a outra tem direitos de autor

Z disse...

Experimenta isto:

http://writer.live.com

É um editor para blogs. Fazes tudo como no Word e não tens de estar a pensar nisso...

J disse...

ok, obrigada :)