Acontece-me ocasionalmente ficar assoberbado com o trabalho. Não que o que tenha para fazer seja por demais complexo, mas simplesmente por ter muitas coisas a decorrer ao mesmo tempo. Não é o caso neste preciso momento, mas lembro-me bem quando tenho seis ou sete tarefas em mãos (entre projectos e outras coisas) como sinto, por vezes, as coisas estarem a escapar ao meu controlo. Há quem lide bem com esta incerteza (ou, pelo menos, assim o aparentam), mas eu não. Prefiro fazer poucas coisas bem a fazer muitas coisas mais-ou-menos.
Agora, em retrospectiva, vejo que nestas situações costumo reagir geralmente da mesma forma. Costumo seleccionar uma das tarefas e fazê-la até ao fim deixando todas as outras pendentes o tempo que for necessário (ATENÇÃO: chefes de projecto devem ignorar a última frase). Isto porque preciso de "fechar pontas" e de sentir que concluí algo. É interessante o reforço positivo que isto tem em mim. O simples facto de concluir uma tarefa dá-me ânimo para endereçar as outras, e aquilo que inicialmente me parecia infindável, de repente parece-me exequível.
Claro que para isto funcionar é necessário saber "estancar" o fluxo de novas tarefas. Por vezes é necessário saber dizer "Não" (igualmente importante é saber quando o fazer).
3 comentários:
Mas que post tão diferente - estás a redefinir o teu estilo? Pensava que não gostavas de falar sobre ti...
O meu método é diferente: faço um plano na minha cabeça sobre quando é que estou à espera que as coisas fiquem resolvidas, crio um conjunto de milestones que me permitem verificar se as coisas estão a avançar ao ritmo certo (e que me pertmitem ter a tal sensação de pontas soltas que já estão presas) e começo a trabalhar em várias ao mesmo tempo. O facto de ter várias coisas ao mesmo tempo permite-me ser mais produtivo, porque posso avançar com umas enquanto espero por alguma coisas nas outras. Existe um trabalho adicional de calendarização - mas que eu faria mesmo que fosse só uma tarefa (teria que calendarizar todos os dias só para aquela tarefa :)).
Miguelb
Eu estou a ter um desses momentos de cair tudo ao mesmo tempo.
Tal como tu, também não sou grande apreciadora. Gosto de ter duas ou três coisas em mãos e geri-las mas quando o numero aumenta sinto-me a perder o controlo
ainda mais quando todos à minha volta andam de mãos na cabeça em stress total
Como o meu trabalho depende muito do de terceiros, tento fazer as coisas que vão ficar dependentes de outras pessoas primeiro, aproveitando o tempo de espera para concluir outras tarefas
hehe... dois multitaskers.
Miguel, não sou grande apreciador de falar de mim próprio, como já sabes, mas tb sei que um espaço destes para falar dos outros não faz muito sentido. Além do mais, o facto de escrever estes posts obriga-me a estruturar os tópicos, coisa que normalmente não faço da forma assertiva que tu o fazes, o que só por si tem sido interessante.
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